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11 jun 2018

Você sabe o que são chatbots e como usá-los para promover a sua marca?

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Inovar é sempre uma das melhores estratégias de marketing digital. Entretanto, é importante conhecer as tecnologias disponíveis e moldá-las de acordo com as necessidades do seu negócio. Esse é o caso dos chatbots, que, quando usados estrategicamente, podem mudar a forma de comunicação com os seus clientes.

Essa tecnologia já foi adotada por grandes marcas internacionais e pode ser adaptada para a sua empresa. Algumas pesquisas mostram que cerca de 75% de companhias e empresas já estão se planejando para adotar essa tecnologia.

O que são chatbots?

São recursos conhecidos como inteligência artificial. Em outras palavras, são robôs usados em canais de comunicação, como o Facebook, Instagram, WhatsApp e outras redes sociais. O interessante é que essa ferramenta vai aprendendo conforme o uso, ou seja, sempre há um aprimoramento na comunicação. Essa ação é denominada de machine learning.

Esse assistente virtual de comunicação vai te ajudar a responder seus clientes a partir de perguntas e fluxos já definidos. Eles são usados principalmente para que os usuários possam tirar suas dúvidas e resolver possíveis problemas. Essa inteligência artificial responde o usuário em qualquer horário, todos os dias da semana.

Captura de tela do Chatbot de teste da Fizzy 360°

Captura de tela do chatbot de testes criado pela Fizzy

 

Quais os benefícios dos chatbots?

Os chatbots, por serem um serviço que está funcionando a todo o momento (24 horas por dia), prestam maior assistência aos clientes. Ou seja, a automatização gera um fluxo de respostas mais rápidas e até mesmo soluções. O outro benefício é que, em redes sociais como o Facebook, a sua página começa a ser melhor avaliada quando a resposta é instantânea.

Essa facilidade leva a outro fator importante para as empresas: o cliente consegue realizar a compra mais rapidamente, já que conseguiu esclarecer as suas dúvidas. O interessante é que a inteligência artificial consegue armazenar informações sobre a preferência de cada cliente, facilitando a estratégia de marketing digital.

Esse fator também vai ajudar a sua equipe de marketing a realizar pesquisas sobre os produtos, interação dos clientes e ajudar a desenvolver novos produtos e serviços! Isso porque você consegue conhecer mais o seu cliente e o seus hábitos de consumo.

Isso acaba fazendo com que os seus investimentos sejam menores. Isso porque, ao investir nos chatbots, você diminui o custo de mão de obra com equipe de SAC, por exemplo. Isso também vale para economia de equipamentos e tempo, aprimorando ainda mais o investimento da empresa.

Como montar um chatbot?

Atualmente, já existem sites que possibilitam a programação simples desse sistema. Entretanto, o mais indicado é que você procure uma empresa especializada em comunicação integrada e marketing digital, como a Fizzy, que disponibiliza esse tipo de serviço.

Os chatbots precisam ter conversas desenhadas e configurações para atualização constante. Por isso, profissionais da área de tecnologia da informação, juntamente com especialistas em comunicação e marketing, irão trabalhar juntos para entender as necessidades de sua empresa.

Considere essa ferramenta como uma ajuda para promover a sua marca. Como a inteligência artificial atualmente é mais vista em grandes companhias, que visam sempre a melhor experiência para o cliente, ter um chatbot como forma de comunicação com o seu cliente irá transformar também o conceito da sua empresa, que será vista também como uma empresa moderna e atenta às necessidades de seus consumidores.

Para te ajudar, avalie e pesquise quais são as principais perguntas e dúvidas dos seus clientes. Assim fica mais fácil desenhar quais serão as respostas dadas pelo seu robô.

Saiba também que os bots são uma forma de auxílio na comunicação, mas não são substitutos do departamento de marketing. Ou seja, essa inteligência é um detalhe a mais na qualidade do serviço prestado, e não algo que irá substituir o departamento de comunicação e as campanhas de marketing.

Outro bom motivo para investir nesse tipo de marketing digital é que uma pesquisa relacionada ao ramo estima que, até 2020, os chatbots gerem mais de 47 milhões de dólares para empresas que adotarem essa tecnologia, segundo a IDC, empresa provedora de inteligência de mercado, em análise divulgada pela InfoMoney.

Crie o chatbot da sua empresa com especialistas

Agora que você já sabe mais sobre essa tecnologia que vem dominando o mercado dos negócios, não tem mais motivos para deixar de investir nisso! Fale com a gente e veja como inserir chatbot nas redes de sua marca. Aqui na Fizzy, empresa de comunicação integrada, unimos uma comunicação condizente com o seu público e as melhores estratégias para conseguir o maior número de conversões a partir da ferramenta. Venha tomar um café conosco!

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Blog oficial da Fizzy 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.
  • 11 jun, 2018
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