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30 set 2013

O que é link juice?

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Com as constantes atualizações de algoritmo do Google, muitas pessoas ficam em dúvida se determinados fatores ainda fazem a diferença no bom rankeamento de seus sites e artigos. A mais nova mudança é o recente lançamento do beija-flor (leia mais em nosso post Google comemora 15 anos e lança novo algoritmo). Este artigo foi elaborado justamente pelo paradoxo entre a relevância do link juice e do pagerank, já que é um tema que sempre gera debates, mesmo após mudanças de algoritmo já bem estabelecidas. O link juice é a relevância e confiabilidade que seu site ganha a cada vez que é referenciado por sites com bom pagerank.

O pagerank foi a primeira grande inovação no universo do search. Criado por Larry Page e batizado com seu nome, abriu caminho para o Google se tornar a gigante líder de mercado que é hoje. Esse ranking identifica os sites mais relevantes de acordo com a quantidade e qualidade de citações em forma de links que eles recebem de outros sites. O raciocínio foi elaborado a partir do universo acadêmico, pois Larry Page entendia que os melhores artigos acadêmicos são aqueles que recebem mais referências de outros artigos. Logo, os melhores sites são aqueles que recebem mais links de outros sites.

O que é link juice?

Mas isso mudou, pois os webmasters começaram a burlar este sistema, com a obtenção de links artificiais, sem contextualização e razão para existir. Com isso o Google passou a levar em consideração outros fatores de rankeamento para definir os resultados das pesquisas, sendo o principal deles conteúdo de qualidade e relevante para os internautas, em formato de textos, imagens, gráficos, vídeos etc. Mas os links de qualidade ainda fazem a diferença. Por isso a importância da assessoria de comunicação digital e do guest post em projetos de SEO. Quanto mais ricas em conteúdo suas matérias e artigos, e quanto mais contextualizadas elas são em relação ao seu trabalho, mais relevantes são os links de referência. Isso faz a diferença em uma estratégia de SEO, ou marketing de busca: produção de conteúdo de qualidade, tanto interno quanto externo.

Link Building vs. Link Marketing

O link marketing é o novo link building. Entre as técnicas mais relevantes para alcançar bons resultados e tornar sua marca referência na internet, destacamos:

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Análise de concorrência (benchmarking);
  • Otimização do site;
  • Produção de conteúdo de qualidade para o site (é essencial ter uma área de notícias, como um blog, independentemente da área de atuação da empresa);
  • Linkagem interna;
  • Assessoria de comunicação digital;
  • Guest posts;
  • Análise e monitoramento de resultados, para constante otimização de performance.

Os benefícios do link juice para o SEO

Como dito no começo do artigo, há algum tempo o pagerank não é mais fator de rankeamento para obter bons posicionamentos na busca orgânica do Google. Por exemplo, se o seu site tem PR 6 e o de um concorrente tem PR 4, isso não quer dizer que você vai estar à frente dele em todas as palavras-chave trabalhadas. O Googlebot leva em consideração outros fatores mais importantes, como relevância do artigo para os internautas interessados no seu nicho específico de atuação, otimização onpage da página, idade do domínio, votos sociais (se o artigo é bem compartilhado nas principais redes sociais), entre outras dezenas de fatores, ou até mesmo centenas.

Por outro lado, ter links de referência em sites com bom pagerank, sites confiáveis, relevantes e, de preferência, do seu nicho, é muito importante, pois o Googlebot ainda segue o conceito de spider, ou seja, ele navega pela internet por intermédio de links. Isso também quer dizer que é importante trabalhar links internos (links que apontem para artigos ou páginas que complementem o assunto do seu artigo, no seu próprio domínio). Para identificar o pagerank de algum site ou página específica, recomendo o uso do plugin SEO Quake, disponível para Chrome, Firefox, Opera e Safari, e da ferramenta Open Site Explorer, da Moz, que oferecem outras informações relevantes além de rank.
Então, resumindo:

  • O pagerank não é mais fator de rankeamento há um bom tempo;
  • Mas é importante ter links de referência em sites com bom pagerank, para ganhar link juice;
  • O link building sem estratégia não funciona mais, é preciso a inteligência do link marketing;
  • A assessoria de comunicação digital e os guest posts continuam fortes como duas das técnicas mais importantes de um trabalho de SEO.

Até a próxima! Qualquer dúvida, entre em contato.

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Mattheus Rocha

Comunicólogo com habilitação em Jornalismo, atua na área de Marketing Digital desde 2006. Desenvolve estudos em Marketing de Busca e Social Media, com foco em resultados e conversões. É sócio fundador e diretor executivo da agência Fizzy Marketing Digital.

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