Fale Conosco: (21)3613-8369 | Twitter da Fizzy Facebook da Fizzy Linkedin da Fizzy Google Plus da Fizzy Instagram da Fizzy Email de contato
Blog
11 jan 2013

Entenda o que é o EdgeRank do Facebook

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

 
Você já notou que o Facebook não mostra no seu mural de notícias todas as postagens dos seus amigos e páginas? Então, isso acontece porque o Facebook possui um algoritmo chamado EdgeRank, que é o responsável por gerenciar as inúmeras postagens que recebemos todos os dias.

O EdgeRank funciona como um filtro, pois se recebêssemos todas as ações de todos os nossos amigos e páginas, nosso mural se tornaria um caos. Entender a maneira como o algoritmo funciona é fundamental para traçar estratégias de marketing digital dentro do Facebook, de modo a melhorar a visualização de cada postagem, e, consequentemente, alcançar um público maior.

Como funciona o EdgeRank

 
Cada publicação do Facebook é classificada como um objeto. Cada um desses objetos recebe um rank e é ele que vai determinar em que mural a atualização vai ser exibida. Quando o objeto recebe uma ação, isto é, é curtido, compartilhado ou comentado, seu rank aumenta, e, como consequência, a chance de aparecer no mural de mais usuários aumenta também.

A fórmula do Edge Rank no Facebook

Estudando o funcionamento do EdgeRank, foi possível perceber que ele utiliza três variáveis para filtrar as publicações:

  • Afinidade: quando o autor da publicação e seus amigos interagem, seja visitando o perfil, deixando comentários, visualizando fotos ou curtindo o conteúdo, o EdgeRank interpreta isso como um sinal de que a afinidade entre esses usuários está aumentando. Consequentemente, as futuras publicações desses amigos terão um peso maior e podem aparecer no mural com mais frequência.
  • Relevância: quando um novo objeto é publicado, primeiramente ele vai aparecer para os amigos que possuem mais afinidade. Conforme essa publicação vai sendo comentada, curtida e/ou compartilhada, o objeto é exibido para mais pessoas.
  • Tempo: o EdgeRank leva em consideração há quanto tempo o objeto foi publicado. Postagens mais novas são mais relevantes do que as mais antigas, e essas tendem a sumir do mural.

O algoritmo vai calcular, a partir dessas três variáveis, as postagens que vão ser exibidas no mural de notícias. Apesar de eficaz, o EdgeRank não é perfeito, por isso uma publicação, mesmo antiga, pode aparecer novamente no mural se alguma nova ação ocorrer, como um comentário, por exemplo.

Nova atualização do EdgeRank considera outra variável

 
Testes constataram que fotos e vídeos são mais relevantes que textos e links. Além disso, publicar na própria página do Facebook é mais relevante que postar através de aplicativos.
A mais recente atualização apontou também uma outra variável. O EdgeRank passou a considerar também os feedbacks negativos. Ou seja, uma publicação que possuir muitas reclamações vai ser penalizada e deixar de aparecer no mural dos usuários.

A atualização ainda está em fase de análises, mas já podemos ver a preocupação dos desenvolvedores do Facebook em preservar o usuário, deixando aparecer no mural apenas as atualizações que julgam ser mais relevantes para cada perfil.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
The following two tabs change content below.

Andrielle Bressane

Jornalista com um quê de publicidade. Tem no marketing digital a possibilidade de trabalhar com geração de conteúdo para WEB. Atua também como supervisora de conteúdo na agência Fizzy Marketing Digital.

Latest posts by Andrielle Bressane (see all)

  • 11 jan, 2013
  • Andrielle Bressane
  • 0 Comentários
  • EdgeRank, Facebook,

Compartilhar

Categorias

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux