Fale Conosco: (21)3613-8369 | Twitter da Fizzy Facebook da Fizzy Linkedin da Fizzy Google Plus da Fizzy Instagram da Fizzy Email de contato
Blog
22 jan 2014

Novidades no Facebook Ads

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

 
Olá, leitores do blog da Fizzy Marketing Digital.

Recentemente o Facebook anunciou que promoverá uma mudança nas histórias patrocinadas do Facebook Ads, para um nível de integração com os outros modelos de anúncios, que a empresa define como contexto social. Ou seja, o modelo de anúncio de histórias patrocinadas não existirá mais separadamente dos anúncios de feed de notícias e sidebar, pois as interações sociais serão exibidas em todos os tipos de anúncios, de forma complementar a eles.

Esse formato de histórias patrocinadas (ou sponsored stories) acontece quando usuários do Facebook interagem com páginas, aplicativos ou eventos patrocinados e a atividade aparece para seus amigos. Ou seja, se você visualizar um anúncio de determinada marca e tiver amigos que curtem a fanpage desta marca, você verá esta informação. A expectativa é que na prática, para os usuários, o modelo continue como está atualmente e a tendência é que apenas o gerenciamento do Facebook Ads sofra uma nova mudança, como vem acontecendo com maior frequência ultimamente.

Histórias patrocinadas Facebook Ads

Tipos de campanhas no Facebook Ads

Hoje o Facebook Ads possibilita objetivos mais bem definidos de anúncios, de acordo com as estratégias que você irá utilizar em suas campanhas. São eles:

  • Envolvimento de publicação de página:
  • O objetivo desta modalidade de anúncio é impulsionar publicações na fanpage, aumentando seu alcance e, consequentemente, curtidas dos posts, comentários, compartilhamentos, play em vídeos ou mais visualizações de fotos e álbuns.

  • Curtidas na página:
  • Este tipo de anúncio tem como objetivo conquistar mais fãs para sua fanpage. Mas não leve quem clicar em seus anúncios para a linha do tempo de sua página. É de fundamental importância que sejam utilizadas landing pages que demonstrem o tipo de informações que o usuário que a curtir encontrará na fanpage e explicando o que é a empresa, de forma que irá dar um like quem realmente está interessado em receber conteúdo de sua marca. Clique neste link e confira um exemplo de landing page para anúncios do Facebook.

  • Cliques no site:
  • Esta modalidade de ads leva quem clicar no anúncio a visitar a página de seu site definida na configuração da campanha. É fundamental que o anúncio seja direto e tenha total conexão com a página de destino. Por exemplo, se você for criar uma campanha de cliques no site para um box de DVD’s específico, quando o usuário clicar no anúncio, ele deve ser direcionado à página do seu site que venda este produto, e não à home do site. Se for anunciar uma marca de camisas, leve o usuário à categoria desta marca de camisas em seu site. Seja o mais direto possível e elimine etapas desnecessárias ao seu funil de conversão.

  • Conversões no site:
  • Com este tipo de anúncio, você pode definir ações específicas que o internauta precisa realizar em seu site para gerar uma conversão, como uma conclusão de compra, por exemplo. Para medir os resultados desta modalidade de campanha, é preciso criar um pixel de conversão no Facebook Ads e o instalar na página de destino do anúncio, além de utilizar as métricas de conversão do Google Analytics.

  • Instalações do aplicativo:
  • Quando você está navegando no Facebook pelo seu Android ou iPhone, por exemplo, você já se deparou com sugestões de aplicativos para instalar, certo? Neste modelo de campanha, você irá fazer exatamente isso: estimular os usuários a instalar o aplicativo de sua marca em seus dispositivos portáteis.

  • Envolvimento com o aplicativo:
  • Este tipo de anúncio é um complemento ao anterior, tendo como objetivo gerar mais atividades em seu aplicativo.

  • Participações no evento:
  • Para promover eventos no Facebook e gerar mais participações, este é o tipo ideal de anúncio.

  • Reivindicações da oferta:
  • Este tipo de anúncio objetiva promover ofertas criadas no Facebook, gerando maior repercussão para seu produto ou serviço oferecido.

Tipos de campanhas no Facebook Ads

Tamanhos ideais de imagens para cada tipo de campanha no Facebook Ads

Cada tipo de campanha no Facebook Ads oferece a possibilidade de usar imagens diferentes, de tamanhos distintos. Esta técnica é importante para a realização de testes A/B, pois um mesmo anúncio de texto pode apresentar desempenho diferente, se vinculado a diferentes imagens. Analisando a performance de sua campanha, você pode priorizar as imagens que geram melhores resultados. E diferentes tipos de campanhas têm seus tamanhos ideais. Confira abaixo exemplos do mesmo anúncio, com variações de objetivos das campanhas.

  • Imagem para cliques no site no feed de notícias:
  • Tamanho ideal – 600 x 315 pixels

    Opções cliques no site Facebook Ads

  • Imagem para opções curtir no feed de notícias:
  • Tamanho ideal – 600 x 225 pixels

    Opções curtir Facebook Ads

  • Imagem para sidebar:
  • Tamanho ideal – 100 x 72 pixels

    Sidebar Facebook Ads

  • A imagem para sidebar pode ser utilizada também no feed de notícias.

    Opções curtir Facebook Ads Sidebar

Novos modelos de segmentação

O Facebook Ads também atualizou o formato e a disponibilização de informações prévias na segmentação de interesses do seu público-alvo, os separando por categorias previamente estabelecidas.

segmentação facebook ads

Além do campo “interesses” (imagem acima), a opção “mais categorias” permite um direcionamento mais preciso. Confira na imagem abaixo.

segmentação facebook ads

Você pode até segmentar sua campanha para pessoas que têm interesse em viajar para determinado país ou usam aplicativo de viagem, se for o seu objetivo de público-alvo.

segmentação facebook ads

Além disso, você também pode segmentar pelos interesses pertinentes ao seu target, independentemente das sugestões pré-estabelecidas no Facebook Ads.

Audiência cada vez mais personalizada

O Facebook Ads se diferencia de outras mídias de links patrocinados, não somente nas redes sociais, mas também em sites de busca, pela possibilidade cada vez mais aprofundada de segmentação de interesses e formação de público-alvo. Você pode, por exemplo, fazer uma campanha específica para sua mailing list. Com esta campanha, todas as pessoas de sua mailing que utilizarem o Facebook com o e-mail cadastrado, irão receber seu anúncio. Este tipo de campanha pode ser criada na seção “públicos” do Facebook Ads.

criar públicos facebook ads

E você pode criar campanhas mais segmentadas ainda, a partir de uma mailing list. Vamos supor que a maioria das pessoas cadastradas na sua lista se chamem João. Por que não criar um público só de pessoas com esse nome para receberem anúncios exclusivos, de repente criando uma promoção personalizada? Interessante possibilidade, concorda?

criar públicos facebook ads

Estas são algumas dicas para trabalhar com as novas possibilidades oferecidas pelo Facebook Ads. Espero que você aproveite. Além dos tópicos abordados neste artigo, ainda há diversos outros, que você pode conferir navegando por nossas matérias anteriores, ou nos próximos artigos. Fique ligado.

Um abraço e até a próxima!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
The following two tabs change content below.
Mattheus Rocha

Mattheus Rocha

Comunicólogo com habilitação em Jornalismo, MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa, atua na área de Marketing Digital desde 2006 com relevantes cases em sua trajetória, como a coordenação de mídias digitais da primeira campanha política do ex-jogador Romário. Em 2015, recebeu o prêmio de Melhor Conteúdo Digital na categoria Media & News, do World Summit Award, etapa Brasil. É sócio fundador e diretor executivo da agência Fizzy Marketing Digital, palestrante e certificado pelo Google em Analytics e AdWords. Em 2017, foi um dos primeiros profissionais do mundo a conquistar a certificação de SEO da SEMrush Academy.
  • 22 jan, 2014
  • Mattheus Rocha
  • 0 Comentários
  • Facebook,

Compartilhar

Categorias

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux