Fale Conosco: (21)3613-8369 | Twitter da Fizzy Facebook da Fizzy Linkedin da Fizzy Google Plus da Fizzy Instagram da Fizzy Email de contato
Blog
25 jul 2012

O Marketing Digital Político nas Redes Sociais

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

 

Com a proximidade das eleições municipais já é possível encontrar nas redes sociais mais diversas, ações de marketing digital político de candidatos que pleiteiam um cargo público em 2012. O principal objetivo da presença ativa dos candidatos em mídias sociais é a interação com o eleitor, que, para muitos deles, conta no processo de eleição. Presentes principalmente no Facebook, Twitter e até no aplicativo móvel Instagram, candidatos à prefeitura e câmaras municipais tentam conquistar votos de um público cada vez mais ligado no mundo da internet.

Conforme determinou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as campanhas eleitorais na internet estão liberadas até o dia 30 de setembro. Para o marketing digital nas redes sociais, o candidato precisa estar atento às seguintes orientações:

  • É proibido veicular qualquer tipo de propaganda eleitoral paga;
  • É proibido veicular propaganda eleitoral em sites pertencentes a pessoas jurídicas, oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública.

Marketing Digital Político está nas Redes Sociais

O que as redes sociais podem oferecer de positivo ao Marketing Digital Político

 

Sem dúvidas, o auge da utilização de redes sociais como motor de uma campanha eleitoral se deu na primeira campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos. Obama e sua equipe permaneceram atentos aos meios tecnológicos, e às mídias sociais, usando isso a seu favor. A campanha que foi um verdadeiro viral na internet foi vitoriosa com a eleição de Obama à presidência de uma das maiores potências econômicas do mundo.

As redes sociais possuem inúmeras vantagens que podem somar numa campanha eleitoral. Por serem ambientes de relacionamento, se o candidato souber se expressar bem, com objetividade, ampliando seu círculo de contatos, isso pode contar muito a seu favor. Outra vantagem é a possibilidade de usar diferentes mídias em um mesmo lugar: textos, imagens, vídeos e demais itens do portfólio do candidato, além de plataformas políticas, podem ser compartilhados com um número grande de usuários.

Com possibilidade para diálogos, formulação de perguntas e declarações, as redes sociais podem ser palco de grandes debates políticos e configurar um novo modo de fazer política no Brasil. Cabe a candidatos e eleitores respeitarem diversidades de opiniões e ideias para que este processo só acrescente no amadurecimento da política brasileira e some às estratégias de marketing digital dos candidatos que se tornarão vereadores e prefeitos de nossas cidades em 2013.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
The following two tabs change content below.

Daisy Soares

Baiana residente no Rio de Janeiro. Atua desde 2010 na área de Marketing Digital, com projetos de SEO. É ativa pesquisadora da área de Mídias e Redes Sociais e é sócia na agência Fizzy Marketing Digital, onde atua como gerente de projetos.
  • 25 jul, 2012
  • Daisy Soares
  • 0 Comentários
  • Marketing Digital, marketing digital nas redes sociais, marketing digital político, mídias sociais,

Compartilhar

Categorias

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux