Fale Conosco: (21) 2298-2208 | Twitter da Fizzy Facebook da Fizzy Linkedin da Fizzy Google Plus da Fizzy Instagram da Fizzy Email de contato
Blog
11 maio 2016

A importância do Facebook Live e dos vídeos nativos

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

No mundo on-line nada é permanente, a cada dia há novas atualizações e ferramentas que conectam ainda mais as pessoas. Para o marketing digital, essas inovações são boas oportunidades de oferecer mais recursos de interação junto ao público.

O Facebook lançou recentemente o serviço de live streaming Facebook Live, o qual apenas era disponível para celebridades e figuras públicas quando foi introduzido, porém hoje é liberado para todos os usuários. Ele permite uma transmissão ao vivo desde qualquer smartphone e já se tornou uma ferramenta com alto potencial de interação entre a marca e o público.

A comunicação em vídeo tem se tornado uma poderosa ferramenta para aproximar as pessoas de marcas, empresas e figuras públicas. Por isso, o Facebook Live é atualmente uma das maiores e mais importantes formas utilizadas para atrair seu público-alvo e mantê-lo engajado.

Em conjunto com os vídeos nativos – aqueles que são publicados diretamente na plataforma do Facebook –, observamos uma forma da rede social se mostrar indispensável em estratégias de comunicação, mas, para alcançar seu objetivo, é importante que ele contenha algumas características que veremos mais adiante.

Facebook Live como estratégia de marketing

Pense na sua linha de tempo no Facebook de alguns anos atrás – era bem menos dinâmica do que é hoje, né? Tal vez você nem precise ir tão longe: há apenas poucos meses o layout do site era distinto, mesmo tratando-se de mudanças pequenas. Os vídeos são umas das alterações mais marcantes, eles invadiram a linha de tempo sem previsão de partida e cada vez estão se tornando mais importantes, especialmente no que se refere ao mercado digital.

As marcas estão aproveitando essa tendência para divulgar novo conteúdo e informações sobre seus produtos ou serviços de uma forma mais atrativa. Mas como cativar a atenção das pessoas? Essa é a principal questão na qual deve-se pensar antes de publicar um vídeo.

Todo clipe precisa ter duas características base: criatividade e relevância. A melhor forma de se destacar e ter um diferencial na frente não só dos seus concorrentes diretos, mas dos indiretos também, é utilizando esses fatores como carta na manga. Os concorrentes indiretos seriam todos os outros vídeos que o internauta tem a possibilidade de assistir em vez do seu.

No Facebook Live, você tem uma infinidade de opções que podem ser colocadas em prática para ter um conteúdo criativo e relevante. Por exemplo, o senador Randolfe Rodrigues fez um streaming no dia 25 de fevereiro enquanto saía do seu gabinete para dar uma informação importante aos seus seguidores. Mais de 2,7 mil pessoas assistiram ao vídeo ao vivo, 370 pessoas curtiram, além dos 24 compartilhamentos e mais de 60 comentários. Veja o vídeo a seguir:

 

 

Criar um vídeo criativo consiste em fazer coisas fora do comum, diferentes, como utilizar recursos gráficos e tipográficos adequados para o contexto. Por outro lado, ter um conteúdo relevante significa informar melhor o público sobre seu produto ou serviço, ou seja, se sua fanpage trata de carros, fazer uma publicação sobre aviões não vai ser do interesse dos seus seguidores, por exemplo.

Após terminar a transmissão do Facebook Live, o vídeo fica disponível na fanpage para que possa ser assistido no futuro por outros usuários.

Dicas para usar o Facebook Live

 
Confira nossas dicas para usar o Facebook Live
 

O Facebook Live antigamente era apenas disponível para contas verificadas que tinham acesso ao Facebook Mentions, ferramenta que disponibiliza diversas funções que facilitam o contato das marcas, empresas ou figuras públicas com seus seguidores. O aplicativo evoluiu de ser exclusivamente para iOS a ser acessado por Android também. Baixe e comece a transmissão!

Link para iOS: https://itunes.apple.com/us/app/facebook-mentions/id894913642?mt=8
Link para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.facebook.Mentions&hl=en

Vídeos nativos versus Link de YouTube

Outro tipo de vídeo que pode ser divulgado na sua fanpage é o nativo, que, como já vimos, é aquele publicado diretamente na plataforma do Facebook. A principal dúvida que surge na hora de decidir como divulgar o clipe é onde deve ser feito, YouTube ou Facebook? Qual deles vai atrair mais público?

Ambos os sites apresentam benefícios, por exemplo, o YouTube permite que o vídeo seja compartilhado em mais de 10 redes sociais diferentes e quando é feita uma publicação nova o internauta é notificado por e-mail. Por outro lado, a lista das vantagens de utilizar o vídeo nativo do Facebook é maior.

A principal delas é mais interação, isso pode ser explicado pelo fato dos vídeos nativos serem reproduzidos automaticamente (a não ser que o usuário desative essa opção nas configurações), o que significa mais uma chance de cativar a atenção das pessoas para obter um maior número de views e, consequentemente, comentários, curtidas ou compartilhamentos.

Outra vantagem é a forma de visualização. Quando um link do YouTube é compartilhado, na linha de tempo aparece um espaço pequeno com uma imagem difícil de identificar e o nome do vídeo. Por outro lado, quando o clipe é subido diretamente no Facebook, a imagem é maior e captura mais a atenção das pessoas. Afinal, já foi comprovado que o olho humano é atraído por ilustrações bem mais que por texto.

A Fizzy fez um teste para entender melhor o alcance de um vídeo nativo contra um link do YouTube e os resultados mostram como o Facebook realmente vence em todos os aspectos. O vídeo nativo alcançou mais de 15,3 mil pessoas, enquanto o link do YouTube alcançou 1,2 mil, com a mesma divulgação e durante o mesmo período. Os números de curtidas, comentários e compartilhamentos do vídeo nativo também ultrapassam os do concorrente.

 
Teste de vídeo nativo versus link do YouTube
 

O Facebook sempre está se reinventando e atualizando suas ferramentas, assim como as áreas de atuação do marketing digital. É importante ficar atento às novidades feitas nas plataformas que usamos no dia a dia, já que elas podem se tornar poderosas aliadas na hora de fazer um bom planejamento de estratégias. Os vídeos chegaram para ficar – faça uso deles com conteúdo criativo e relevante para fortalecer a relação com o seu público.

Para ficar por dentro de outros assuntos relacionados ao marketing digital e novidades das redes sociais, assine nossa newsletter e receba notificações do Blog da Fizzy.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
The following two tabs change content below.
Maria Salcedo

Maria Salcedo

Dominicana, aventureira, cheia de risos e com uma fome de conhecimento que não sacia. Graduanda em Jornalismo e parte da equipe de Marketing de Conteúdo na Fizzy.
  • 11 maio, 2016
  • Maria Salcedo
  • 0 Comentários

Compartilhar

Categorias

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *