Homem branco sentado diante de computadores trabalhando em códigos de programação | Entenda a importância da arquitetura da informação ao criar um novo site

Entenda a importância da arquitetura da informação ao criar um novo site

 
Comentários (0)
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

A arquitetura da informação é um serviço que vem sendo amplamente procurado por diversos públicos, sobretudo pessoas que têm o site como uma peça fundamental para o trabalho. A arquitetura da informação nada mais é do que o processo responsável por facilitar a vida dos usuários dos sites e deixar a informação mais visível a eles.

Seja em sites de informações, aplicativos ou e-commerces, a arquitetura da informação é um passo muito importante no seu desenvolvimento, para dar clareza ao projeto desde o início. Para isso, devem-se organizar os artigos, as matérias, os produtos e afins de maneira lógica e coerente.

Para que serve a arquitetura da informação?

Quando você vai a um supermercado e quer comprar um chocolate, mas não faz a menor ideia de onde eles ficam dispostos, o que você faz? Procura pela placa que indica onde estão as sobremesas ou doces. Para encontrar pães, deve seguir a placa que indica a localização da padaria, e assim por diante. Em um site, aplicativo ou outra plataforma na internet, a lógica deve ser a mesma.

Entretanto, deve-se lembrar que nem todas as plataformas são iguais, pois cada uma tem o seu público-alvo. A interface e a navegação no Facebook, por exemplo, não são parecidas com as do Twitter ou com o Snapchat: cada um proporciona uma experiência diferente para o usuário, e cada qual tem o seu público-alvo específico.

Se você quiser passar clareza ao demonstrar resultados e o que você deseja com aquele projeto, você vai precisar de uma arquitetura da informação muito bem definida. Para que você consiga fazer essa adaptação, precisa ter em mente não só a parte do público-alvo, mas sim considerar contextos sociais de uma determinada área.

Sempre que você contratar alguém que faça esse serviço, precisa reunir todas as informações que você considera necessárias naquele momento. Qual a estratégia de negócio que você pretende adotar e colocar em prática com seu site? Esse é o ponto.

O arquiteto trabalha juntando todas as informações cruciais para esse momento. Sendo assim, às vezes o conteúdo vai sendo estruturado quase todo de uma vez, e as outras informações vão sendo adicionadas aos poucos.

Ou seja, o esqueleto do site fica pronto de forma relativamente rápida, para depois serem adicionadas outras informações que o cliente acredita que sejam pertinentes para o seu negócio.

Depois que o arquiteto entra em campo, os designers, fotógrafos e ilustradores entram em ação, trabalhando para montar o segundo esqueleto. Depois, os colaboradores de conteúdo e redatores passam a fazer parte do processo, incluindo informações adequadas para aquele tipo de público.

Com uma boa arquitetura da informação, em conjunto com o uso das técnicas de SEO, um site bem atualizado pode ser encontrado nos mecanismos de busca com rapidez e facilidade, gerando mais tráfego de conteúdo e, tecnicamente, mais ganhos para a empresa.

Como implementar arquitetura da informação no seu site

O primeiro passo é conversar com algum especialista na área. É ele que vai te dar um norte, indicando qual é o caminho mais fácil para gerar resultados cada vez melhores.

Existem algumas questões que devem ser levadas em consideração: qual o fluxo de pessoas que está acessando o meu site? Quanto tempo o usuário passa em cada página? Será que ele acha o que procura de primeira? Entre outras questões.

A arquitetura da informação consiste primeiramente na facilidade que se tem de colocar o seu site em total conexão com o usuário na prática, de forma simples e rápida. Para que isso se torne possível, você pode realizar pesquisas, adicionar uma caixa de comentários para que as pessoas conversem com você e deem sugestões para melhorar o seu site.

Seja para uma grande empresa ou até mesmo um pequeno site de compras online, vale muito a pena investir na arquitetura da informação. Isso faz parte de um gigantesco contexto social e digital cada vez mais presente. Se você tem interesse em implementar esse tipo de serviço, a Fizzy 360° pode te ajudar. Somos uma agência de comunicação integrada e marketing digital no Rio de Janeiro , e contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados para entregar os melhores resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
The following two tabs change content below.
Fizzy 360°

Fizzy 360°

Blog oficial da Fizzy 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *