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11 mar 2013

Dicas e segredos para criar uma fan page de sucesso

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Muito se tem falado na importância das redes sociais para o branding de uma marca ou personalidade. Estar presente e se posicionar de maneira correta é abrir um canal de comunicação com o público-alvo.

Além de transmitir a mensagem, a empresa ou figura pública tem retorno imediato das suas ações. Justamente por ser um veículo de mão dupla, no qual a troca de informações é constante, é necessário que tudo que envolve o ingresso em uma rede social seja pensado estrategicamente.

Hoje em dia, a maior rede de todas, o Facebook se tornou o queridinho das marcas por seu alcance e diversos recursos. Porém, criar uma fan page vai além de um simples cadastro, exigindo planejamento do público que se pretende atingir, conteúdo a ser compartilhado e os objetivos de negócio que se pretende alcançar com sua presença nesta rede específica.

Ter uma fan page de sucesso depende de vários fatores. Por isso apresentaremos exemplos práticos neste artigo, para você entender como trabalhar cada uma das técnicas aplicáveis ao Facebook, além de fatores essenciais, como o uso da inovação e criatividade.

Reforce a identidade visual e crie padrões estéticos

Identidade visual é o padrão estabelecido por cores e formas que representam sua marca. Ela deve ser forte o bastante para ser reconhecida mesmo que não contenha o nome da fan page. Construir essa identidade visual leva tempo, mas uma vez estabelecida, é importante que seja reforçada a cada ação de marketing.

No Facebook isso também é necessário: sua marca deve seguir um padrão de imagem que harmonize e, ao mesmo tempo, dê força ao seu logotipo. O primeiro passo é definir a imagem do perfil e da capa, uma combinando e complementando a outra. Além das imagens de capa e perfil, que por mais que sejam alteradas de tempos em tempos, são mais estáticas, todas as imagens publicadas na página devem seguir um padrão.

Esses padrões são estabelecidos por intermédio do planejamento estratégico, e de acordo com a reação dos fãs, podem ser alterados até chegar a modelos ideais. Esses padrões ajudam na identificação da marca, tornando as publicações familiares e reconhecíveis aos olhos dos usuários.

Ninguém gosta de ser bombardeado com ofertas de produtos, de forma agressiva. Por isso, outros tipos de publicações devem ser abordadas. Para que a fan page seja leve, informativa e divertida, o segredo é diversificar o conteúdo, embora sempre seguindo o padrão estabelecido no estudo estratégico.

 
Fanpage Mr. Frog, que reforça a identidade visual e os padrões estéticos.
 

Ao trabalhar o conteúdo é importante ter um planejamento diário, semanal e mensal. As publicações devem variar de acordo com o público-alvo, e nessa hora ser criativo é essencial para oferecer conteúdo que desperte interesse dos internautas e que também seja de utilidade pública. Por exemplo: o fato de uma marca que vende produtos de determinado segmento não quer dizer que só tenha que falar sobre esse assunto.

Muito mais que produtos, as fan pages devem oferecer bem estar, satisfação e informação relevante para seu público. Por isso essa premissa também deve ser explorada no Facebook. Os fãs de uma página estão interessados em dicas, curiosidades, mensagens agradáveis e alertas importantes. Isso deve ser trabalhado em cada postagem, claro, sempre respeitando o segmento de atuação da marca.

Basicamente, as publicações de uma fan page corporativa podem ser divididas em:

Institucional

Exemplo de post institucional na Fan Page da Dinamicar Pneus
 

Motivacional

Exemplo de post motivacional na Fan Page da Orto Center
 

Sentimental

Exemplo de post sentimental na Fan Page da Euro Colchões
 

Dica

Exemplo de post com dica na Fan Page da Skafe Cosméticos
 

Outra possibilidade é utilizar datas comemorativas como pautas para publicações. Existem datas que podem ser exploradas por todos os segmentos, e também aquelas mais específicas, mas que ainda assim têm a ver com seu negócio. Essas têm apelo sentimental e, se bem trabalhadas, podem gerar muito engajamento.

 
Exemplo de post de data comemorativa na Fan Page da Fizzy
 

Otimize as informações e torne a fan page amigável

Existem algumas maneiras de otimizar as informações da fan page para que ela seja melhor indexada pelos mecanismos de busca.

 

Escolher o melhor nome para a página

Esse é o passo mais básico e também o mais importante. Colocar uma série de palavras-chave sem contexto pode prejudicar a taxa de crescimento viral. Uma página que possui um nome parecido com spam pode ser interpretada como tal pelos usuários do Facebook, deixando-os menos propensos a se envolverem com sua marca.
 

Criar uma URL amigável

Após as 25 primeiras curtidas da página, o Facebook possibilita que a URL seja modificada. Isso é importante porque uma URL amigável traz benefícios para as estratégias de SEO, assim como é boa para o usuário. Uma URL cheia de números e caracteres sem sentido não é bem recebida pelos internautas, pois além de ser quase impossível memorizá-la, também pode ser confundida com spam. A URL com palavras contextualizadas já indica ao usuário do que se trata a página, sendo mais atraente e objetiva.
 

Usar palavras-chave em lugares estratégicos dentro da página

Assim como em sites tradicionais, colocar as palavras-chave nos lugares corretos é fundamental na estratégia de SEO. Preste atenção no preenchimento dos campos ‘Sobre’, ‘Missão’ e ‘Descrição’, pois são neles que as palavras-chave deverão ser trabalhadas.
 

Ter plugins do Facebook em outros canais

Quanto mais backlinks a página tiver, melhor. Os plugins em outros canais digitais (sites, blogs, perfil do Twitter etc.) vão direcionar os usuários para a página do Facebook, assim como permitem a vinculação do conteúdo diretamente no perfil do usuário.
 

Ofereça conteúdo exclusivo e dê atenção aos seus fãs

É necessário que você divulgue conteúdo relevante para suas personas, ou seja, seu público potencial, parar gerar valor e aumentar o engajamento da marca. Essa técnica é chamada de marketing de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing. As publicações precisam ser periódicas e os temas abordados devem ser focados no que os clientes desejam saber, entender e/ou comprar.

As redes sociais devem ser utilizadas em conjunto com a sua estratégia de marketing de conteúdo, já que são essenciais nas fases do funil de atração e conversão. Por isso, é importante divulgar os artigos publicados no seu blog para otimizar o tráfego e as suas páginas de conversão. É claro que depois de oferecer um conteúdo de qualidade você precisa fidelizar o seu potencial cliente. Responda sempre aos comentários e às mensagens privadas.

 

Faça bom uso das hashtags

Você já pensou em usar as hashtags a favor da sua fan page? Ao transformar um termo em um link clicável, você terá a opção de acessar um feed inteiro de mensagens que incluem essa mesma hashtag. Elas são uma excelente forma de ajudar as pessoas interessadas em temas de determinado nicho a encontrar postagens sobre esses assuntos, podendo dessa maneira expandir o seu alcance. Além de tudo isso, você poderá criar uma hashtag especial para a sua marca ou negócio para promover algum evento, promoção ou concurso, ajudando seu público a fixar essa ideia na cabeça e despertar interesse no assunto em questão.
 
Na Fan Page do Senador Randolfe Rodrigues, vemos um bom exemplo do uso das hashtags
 

Insira um botão de Call to Action

A cada atualização o Facebook está criando novas maneiras de interação entre as fan pages e os usuários. Um dos mais recentes, foi a inserção do botão de chamada para ação (Call to Action), ao lado da opção curtir, direcionado para qualquer página dentro ou fora do Facebook, que se alinhe aos objetivos da sua fan page. Uma excelente maneira de fazer com que os usuários que visitam a sua página realizem ações importantes para o seu negócio.
 
Botão de call to action na Fan Page da Nail Bar
 
 
Exemplo de botão de CTA
 

Instale abas (aplicativos) na FanPage

Os aplicativos ou as abas servem para ajudar no desenvolvimento das páginas tornando-as mais atraentes para o usuário. São aquelas janelinhas que aparecem logo abaixo da foto de capa da página. O Facebook oferece cinco opções por padrão: fotos, curtidas, eventos, vídeos e notas. Como cada página pode ter até 12 abas, é possível criar abas personalizadas com a ajuda de alguns aplicativos.

Com uma aba customizada, você poderá exibir imagens, vídeos, portfólio ou até mesmo o cardápio de um restaurante. Se você vende produtos, mas não possui uma loja on-line, uma boa opção são os aplicativos de e-commerce. Em algumas versões pagas, é possível fazer upload de quantidade ilimitada de produtos e usar diversos recursos, como cupons de desconto, preços diferenciados e chat on-line.

 
A Fan Page da Fizzy também instalou as abas customizadas
 

Acompanhe as estatísticas

Diariamente o Facebook oferece aos gestores de fan pages informações valiosíssimas sobre a eficácia de suas ações. As estatísticas disponíveis no menu Informações ou na lateral direita da página podem ajudá-lo a acompanhar o número de curtidas em um determinado período, o alcance das publicações, o número de visitas, entre outros. Dessa maneira, é possível identificar o conteúdo mais popular ou até mesmo descobrir o perfil dos seus fãs, proporcionando uma melhor segmentação de público-alvo.
 
Veja como acompanhar as estatísticas de sua Fan Page
 
Estatísticas disponíveis na lateral direita da Fan Page
 

Crie uma seção de loja

A novidade recente do Facebook é a seção Loja. Este é um recurso que está sendo testado, mas que permite que você venda produtos aos seus clientes diretamente na sua página. Você pode carregar as imagens dos produtos de modo que seus clientes naveguem por eles e enviem mensagens à página para saber mais informações e realizar a compra.

 
Exemplo de Fan Page com a mais recente novidade do Facebook: a seção de loja
 

Ajude o EdgeRank do Facebook a exibir suas publicações

O Facebook está cada vez mais preocupado em privilegiar a experiência do usuário. Por isso, constantes atualizações são feitas em seu EdgeRank, algoritmo responsável por decidir se uma atualização deve ou não aparecer em seu feed de notícias.

Sabemos que esse algoritmo leva em consideração o nível de interação entre perfis e páginas, ou seja, o engajamento dos usuários é medido pelo EdgeRank, que o considera na hora de mostrar a página para seus fãs. Quanto mais seu conteúdo for relevante, mais engajamento ele terá, e, portanto, as chances das publicações aparecerem constantemente para seus fãs são maiores.

Chamamos de engajamento o grau no qual o usuário interage com a fan page. Muito mais do que curtir ou compartilhar, o fã engajado se sente íntimo e, se estimulado, passa a ser um evangelizador, falando bem da marca e de seus serviços ou da figura pública em questão. A opinião de outro consumidor comprovadamente é fator influenciador na hora da compra, fazendo do engajamento o objetivo principal de qualquer empresa, seja de serviço ou de produtos.

Exemplo de engajamento:

 
Resultado de ações de engajamento na Fan Page de Randolfe Rodrigues, que chegou a 100 mil fãs
 

Considerar o EdgeRank e estimular o engajamento é essencial, porque não adianta ter fãs se eles não interagem com sua página. Depois de um tempo, o algoritmo entende que a página não tem interação e deixa de mostrá-la para seus fãs.

Ações promocionais

As ações promocionais são meios de conseguir mais audiência, além de estreitar os laços com os fãs. Entretanto, o Facebook possui uma política para concursos e promoções que deve ser observada, pois algumas práticas não são permitidas. Uma ação promocional bem estruturada alcança clientes em potencial, bem como ajuda na manutenção dos usuários que já são clientes.

 
Ação promocional na Fan Page da OTB Sports
 

Publique conteúdo quando seus fãs estão on-line

Pode parecer meio óbvio, mas muitos administradores de páginas no Facebook não conhecem as informações disponibilizadas no Facebook Insights. Os relatórios apresentados pela ferramenta apresentam os horários, a localidade, o sexo e as idades dos principais internautas que acompanham os conteúdos. Para visualizar essas informações, basta acessar a FanPage, clicar em “informações” no topo da página e, em seguida, utilizar o menu lateral.

 
Publique quando seus fãs estão on-line. Veja como usar o Facebook Insights
 

Ofereça conteúdo exclusivo e dê atenção aos seus fãs

É necessário que você divulgue conteúdo relevante para suas personas, ou seja, seu público potencial, parar gerar valor e aumentar o engajamento da marca. Essa técnica é chamada de marketing de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing. As publicações precisam ser periódicas e os temas abordados devem ser focados no que os clientes desejam saber, entender e/ou comprar.

As redes sociais devem ser utilizadas em conjunto com a sua estratégia de marketing de conteúdo, já que são essenciais nas fases do funil de atração e conversão. Por isso, é importante replicar os artigos publicados no seu blog para otimizar o tráfego e as suas páginas de conversão. É claro que depois de oferecer um conteúdo de qualidade você precisa fidelizar o seu potencial cliente. Responda sempre aos comentários e as mensagens privadas.

Facebook Ads

O Facebook foi a primeira rede social a disponibilizar ferramentas para que empresas pudessem administrar anúncios visando o marketing de relacionamento. O Facebook Ads é o sistema de anúncios pagos que pode ser direcionado de acordo com o comportamento e os interesses dos usuários.

Os anúncios podem ter vários objetivos: aumentar os fãs da página, divulgar um serviço, um produto, atingir clientes em potencial, tornar a presença online mais forte, entre outros. Esses anúncios aparecem na lateral direita da tela do usuário enquanto ele está logado, assim como em seu feed de notícias (posts patrocinados), na tela de logout e até mesmo nos resultados das buscas.

Mais uma vez ter o público-alvo definido se mostra essencial para o sucesso de uma fan page. Os anúncios no Facebook Ads podem ser segmentados de acordo com idade, sexo, idioma, status de relacionamento, interesses, educação, nome do colégio, graduação, nome ou curso de faculdade, trabalho, cidade, estado e país.

 
Invista em anúncios no Facebook Ads
 

Embora o Facebook tenha diminuído gradualmente o alcance de postagens orgânicas, a rede ainda é uma ótima ferramenta para estabelecer um canal direto entre a marca ou figura pública e os fãs.

A ideia é que cada vez mais as fan pages invistam em ações que atraiam o usuário, incentivando-o a compartilhar ou comentar nas publicações. A publicidade no Facebook, utilizada com as corretas segmentações e modalidades de anúncio, explorando ao máximo os recursos do redes sociais, é uma excelente mídia a ser trabalhada.

Os exemplos apresentados neste artigo demonstram como uma fan page bem planejada pode gerar resultados positivos. Ao contrário do que muita gente pensa, manter uma página atualizada com conteúdo relevante e bom nível de interação requer dedicação, inovação e criatividade.

Estar presente nas redes sociais de forma séria e comprometida é fundamental para o crescimento do seu negócio. Em um mundo cada vez mais digital e interativo, a marca ou figura pública tem que estar preparada para iniciar uma relação personalizada com o usuário, deixando de lado uma postura mecanizada e impessoal.

Com essas dicas, espero ter mostrado para vocês um caminho eficiente a ser seguido na criação e administração de uma fan page. Lembre-se: para qualquer ação, pense em primeiro lugar no seu fã, e se a publicação realmente vai ser relevante para ele. Um abraço e até a próxima!

Post atualizado em 09/06/2016, por Marina Puciarelli.

Post atualizado em 24/03/2015, por Andressa Braga.

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Andrielle Bressane

Jornalista com um quê de publicidade. Tem no marketing digital a possibilidade de trabalhar com geração de conteúdo para WEB. Atua também como supervisora de conteúdo na agência Fizzy Marketing Digital.

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  • 11 mar, 2013
  • Andrielle Bressane
  • 3 Comentários
  • Facebook, Redes Sociais,

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Comentários

Paulo Santiago
Olá, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou iniciando são muito importantes.
Gil
Excelente postagem!! Pra quem está começando, assim como eu, essas informações são de grande valia! Parabéns!
Marcos
Olá! Sou Marcos, faço Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e estou iniciando uma Fan Page agora. Essas informações me ajudaram bastante nas minhas dúvidas e decisões. Muito bom! Obrigado e Sucesso Andrielle!

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