Fale Conosco: (21) 2298-2208 | Twitter da Fizzy Facebook da Fizzy Linkedin da Fizzy Google Plus da Fizzy Instagram da Fizzy Email de contato
Blog
19 set 2012

Amazon prepara entrada no Brasil, mas tem dificuldades

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

 

A Amazon se consolidou como a varejista online mais temida do mundo. Também não é para menos, pois, em dados atualizados a empresa tem mais de 170 milhões de usuários cadastrados, e vende praticamente uma infinidade de produtos em diversos setores de interesse, como vestuário, tecnologia, música, entre outros.

Entrada aclamada pelos brasileiros nas redes sociais, mas ainda mal sucedida

 

Essa não é uma conversa recente. Já que a empresa deseja estrear com livraria digital e comercialização do leitor Kindle, Jeff Bezos, fundador da Amazon, negocia a entrada no país com transportadoras e editoras desde 2009. Executivos brasileiros contratados por Bezos negociam incentivo fiscal com os ministérios do Desenvolvimento, da Fazenda, da Educação e da Cultura. Como benefício próprio e, consequentemente, do fator público, a empresa negocia a inclusão do Kindle na disputa de licitações para a compra de tablets para as escolas públicas.

Amazon prepara entrada no Brasil

Em uma reunião com mais ou menos dez editoras, a Amazon pediu desconto de 50% nos livros, mas com o direito de cobrar o quanto quiserem pelo exemplar digital. É claro que para eles isso não é possível, pois eles temem uma falência das livrarias, de forma similar às dos Estados Unidos. Apesar de pedir um desconto ameaçador às livrarias, a empresa de Bezos se comprometeu a comercializar o livro digital ao mesmo tempo que o de papel nas livrarias. O único apoio da Amazon, por enquanto, são as agências de marketing digital, que seguem a mesma linha de pensamento da Amazon, e a Xeriph, maior distribuidora de livros digitais do país.

Estratégia dos livros digitais é algo novo para a Amazon

 

A comercialização de livros digitais começou em 2007, quando o Kindle foi lançado e inicialmente vendido na Itália e Espanha. Apesar da venda de livros digitais ser praticamente inexistente no Brasil, a Amazon acredita que lentamente isso mudará, assim como mudou o comércio eletrônico no país.

Aqui no Brasil, Bezos se deparou com uma dificuldade de montar uma estrutura de distribuição que ainda não tinha conhecido em outros países. Que aqui tudo é mais caro e complicado, todos nós sabíamos, mas Bezos não imaginava que fosse tanto. Apesar das dificuldades, a empresa deseja estar totalmente estruturada até junho de 2013. Para a tristeza de alguns e a alegria de muitos.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
The following two tabs change content below.
Fizzy 360°

Fizzy 360°

Blog oficial da Fizzy 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.
  • 19 set, 2012
  • Fizzy 360°
  • 0 Comentários
  • Amazon, Redes Sociais,

Compartilhar

Categorias

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *